quarta-feira, 18 de abril de 2012

Ideias para o Trânsito em Igrejinha

Andei dando umas espiadas nos jornais que circulam em nosso município e fiquei sabendo que existem algumas propostas para melhorar o trânsito aqui de Igrejinha sendo discutidas na Câmara ou em vias de implantação pelo executivo.

Uma delas é a mudança de circulação em duas ruas centrais, a João Corrêa e a João Lourenço Schaefer, tornando-as mãos únicas. A João Lourenço Schaefer teria trânsito no sentido centro-bairro enquanto a outra faria o contraponto com o sentido bairro-centro.

Não tenho muito a opinar sobre isto, acredito que irá melhorar sob certo aspecto, dando mais vagas de estacionamento em frente ao Barracão Católico. Certamente foi feito um estudo sobre isto. Só que na esquina da rua João Corrêa com a Ernesto Dornelles será necessário recolocar a sinaleira que uma vez já havia.

Outra ideia que surgiu de um vereador é que os canteiros da avenida central sejam estreitados, para facilitar o fluxo dos veículos.

Acredito ser uma boa sugestão. Embora tal ação não impacte tanto o trânsito na área como ela esteja precisando, isto de fato melhoraria o fluxo de bicicletas (alô, artigo anterior!) e de veículos por ali.

Agora, uma coisa que está entrando em discussão e contra a qual me posiciono é a proposta de estabelcer o conhecido "estacionamento rotativo" na área central do município.

Ora, na minha opinião isto não é outra coisa a não ser um modo espúrio do governo lucrar com o problema, ao invés de cumprir sua obrigação de resolvê-lo!

Talvez não haja solução milagrosa, rápida, a curto prazo para a questão, mas criar o estacionamento rotativo vai apenas institucionalizar o problema ao invés de criar formas que o solucionem.

É buscar o caminho fácil, o atalho, a invenção do óbvio ao invés de procurar caminhos que tragam um resultado mais satisfatório para pedestres, ciclistas e motoristas da cidade.

O caminho mais difícil é o de propostas que não são de fácil realização, mas que valeriam mais à pena.

Ora, todo igrejinhense sabe que nossa modesta estrutura central não comporta mais que uma empresa da envergadura do Piccadilly esteja situada no meio da cidade, entre as vias de trânsito mais importantes do município.

Tirar a fábrica dali com certeza não é tarefa fácil. E ainda que fosse, de que forma os prédios ali construídos seriam utilizados também deveria ser alvo de debate, mas... acredito que seja sim, possível.

Creio que com a diminuição de todo o movimento humano e de veículos hoje gerado no local, e a consequente desocupação de vagas públicas de estacionamento nos arredores da companhia, já teríamos um quadro significativamente melhor na área central.

Por isto, um esforço neste sentido por parte do poder público seria muito apreciado.

Outra grande necessidade que temos é a construção de mais uma ponte no centro.

Sei que além de não haver verbas (o que não impede de se conseguir no futuro), praticamente não há onde construir. Mas no meu entender, o correto seria fazer uma ponte nova no lugar da passarela de acesso ao parque de eventos Almiro Grings.

Ali poderia ser o sentido obrigatório de todos ônibus do Beira-Rio, que hoje entopem o trânsito na frente do Instituto Olívia ao meio-dia.

Outra alternativa seria fazer com que as duas pontes próximas tivessem sentidos de tráfego únicos e diferentes...

Já a velha ponte do centro deveria ser alargada, recebendo duas ciclovias nas laterais. A princípio isto poderia ser feito até de modo similar a passarelas.

E falando em alargar ponte... o que é aquilo no acesso para a Morada Verde? É uma (falta de) vergonha em pleno século XXI termos uma ponte onde só passa um veículo por vez!! E toda campanha se fala daquela ponte. Fala, fala... e só fala! Ah, fala sério!!!

Mas voltando ao Centro, já que mudar as agências bancárias de lugar é uma utopia, acredito que a Prefeitura e a agência dos Correios deveriam tomar a iniciativa de mudar-se dali. Facilitaria o estacionamento para quem precisa ir no banco.

Outra alternativa para melhorar o trânsito que mereceria algum  estudo por parte de pessoas mais entendidas seria a de proibir a conversão à esquerda na sinaleira entre a rua Independência e a João Corrêa. Acredito que assim poderia ser possível diminuir o intervalo de quatro tempos para apenas dois, o que faria o trânsito fluir melhor no local.

Por fim, me sinto na obrigação de citar algumas ideias do poder público que foram, a meu ver, muito bem aplicadas e que ajudaram a diminuir os problemas que enfrentamos na área central.

Uma ótima medida foi a de pré-determinar estacionamentos exclusivos para motos. Coisinha que dava raiva era avistar uma vaga e no meio da manobra ver que tinha uma só moto ocupando a vaga de um carro...

Ótimo também trocar o local do ponto de ônibus para a rua da República. Nos locais antigos sempre atrapalhava.

Bom, é isto aí. Estas seriam minhas sugestões, posições e divagações...

Abraço a todos.

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