sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Esta Coisa de Futebol...


Existe algo mais efêmero que futebol?

Uma partida de futebol é dinâmica, no decorrer dos 90 minutos, tudo pode acontecer (ainda mais se for um clássico). Basicamente, futebol é o momento. Quem está bem no jogo, pode, de uma hora para outra ser surpreendido por um contra-ataque, ter uma expulsão... tudo mudar.

Fora de campo então, a dinâmica é ainda muito maior.

Além dos resultados obtidos nos jogos e dos títulos conquistados (ou não) há ainda outros fatores. Contratações que dão certo (ou não), estádios que são construídos (ou não), etc, etc, etc.

Todos estes fatores contribuem para que alguma torcida fique feliz. E outra triste.

O time que disputa uma final e perde dá extremo alívio e alegria (proporcionando elementos para a tradicional "flauta") para a torcida do rival que não esteve na final (ou nem no torneio em questão). Assim, um torcedor pode ir do céu para o inferno em 90 minutos.

E se, por acaso o seu time ganha... título!! Certamente mais uma estrela na camisa! Comemoração! Festa! Foguetório! Carreata! Iupiiiiiiiiiiiiii!!!!!!

Mas no próximo jogo, todos os torcedores já estão lá outra vez. Para secar, ou torcer. O resultado do dia, determina quem sofrerá no dia seguinte.

Nunca um resultado, um título, é suficiente. Tudo pode se inverter em menos de uma semana.

Efêmero. Tremendamente efêmero.

Não há nada no mundo que dure tão pouco quanto a felicidade que um time de futebol pode gerar.

Por isto eu já disse pra minha filha que ao torcermos por um clube, sempre teremos mais tristezas do que alegrias. Por mais tempo que um time consiga se manter no topo. Por mais conquistas que tenha. Porque futebol é uma coisa dinâmica. A flauta sempre muda de lado.

Claro que sempre haverá aquela conquista a torcida nunca se esquecerá. E também aquele mico que o rival sempre relembrará. Mas futebol vive do momento. É instantâneo. O passado se perde muito rápido.

Então, há que se aproveitar o momento. Porém sem esquecer que amanhã (ou depois de amanhã) a situação tende a se inverter. De novo. E outra vez.

Abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário