quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Eça de Queirós e a Política


Hoje eu coloquei no meu MSN a seguinte frase, atribuída ao escritor português José Maria de Eça de Queirós: "Os políticos e as fraldas devem ser mudados freqüentemente e pela mesma razão."

Polêmica. Sei. Devo trocar amanhã, para evitar maiores problemas...

Sim, "maiores problemas"...  porque recebi por engano o seguinte comentário de um de meus contatos: "espero que um dia ele precise de um político e não tenha outra saida, ai quero ver a cara dele."

Ora, analisemos o caso...

Em primeiro lugar eu gostaria de frisar que quando coloquei esta frase no meu MSN não me referia a um político sequer em específico (embora pudesse citar alguns nomes...) mas minha intenção é compartilhar um pensamento que hoje se contextualiza de forma nua e patente perante nossos olhos, toda vez que vemos o cenário político nacional.

É todo dia um ministro sendo acusado, tanta corrupção, tanta verba pra Copa que vai parar no bolso de alguém e tanto imposto que nós que trabalhamos temos que pagar pra sustentar todo este sistema nacional de falcatruas que chega a dar nojo.

Não sou ignorante, contudo. Sei que há exceções. Acredito que exista político honesto (não, não acredito em Papai Noel). Mas ninguém pode negar que a grande maioria se encaixa nesta frase dita pelo célebre escritor português (veja só... português!!! E nós no Brasil contando piadas deles).

Mas (e dentro deste cenário político que todos conhecemos)... voltando ao infeliz comentário que recebi a respeito da frase que publiquei, veja só a incoerência. Toda vez que eu preciso de um político (e todos que moram no Brasil sabem que ter um "pistolão" é o que realmente conta) para fazer valer algum de meus direitos de cidadão, ou para que conquiste uma melhoria pessoal ou comunitária que julgo necessária, de fato só estou validando a sentença de Eça de Queirós.

Claro, pois se tivéssemos uma política limpa, meus direitos e necessidades seriam conquistados sem que fosse necessária a presença de um intermediário, um político, "mexendo os pauzinhos" no meio administrativo-público para que eu fosse atendido.


Infelizmente não é assim que acontece hoje.

Por outro lado, o vereador, prefeito, deputado, senador, governador, etc. que estão ocupando cargos públicos não são mais (ou não deveriam ser) do que meus representantes. Então se aciono um deles a fim de que consiga realizar um direito ou suprir uma necessidade, o fato deles me atenderem, escutarem e agirem a por mim não é nenhum favor que me prestam. É obrigação.

Mas infelizmente também não é esta a linha de pensamento que nossos políticos (ou a grande e esmagadora maioria deles) têm.

Por isto mesmo, a nível geral, para melhorar a situação só tem um jeito: trocar os políticos!

Pois é, semelhante às fraldas, não é mesmo?

Abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário