Um espaço para compartilhar impressões pessoais, artigos, vídeos e links interessantes (ou não), etc e tal.
sexta-feira, 18 de março de 2011
Teste do Bafômetro
Segundo matéria publicada no site (e na edição de hoje) do Jornal NH, de agora em diante o motorista que se recusar a fazer o teste do bafômetro terá a carteira apreendida e será multado, na mesma proporção em que seria se fosse constatado a embriaguez.
"Para a assessora jurídica do Conselho Estadual de Trânsito, Zulmira Terres, o condutor tem o direito de se recusar, mas vai arcar com as consequências. 'Se ele se recusar a fazer, presume-se que há algo errado, assim como no teste de paternidade, onde a Justiça considera paternidade presumida caso o possível pai se recuse a fazer o teste de DNA', compara."
Interessante, não? Clique aqui para acessar a matéria completa.
Mas esta decisão já está causando polêmica... Não vai demorar para alguém questionar a constitucionalidade ou a validade legal desta resolução. E eu também quero expresar minha opinião.
Pessoalmente, aplaudo a decisão do Cetran. Todos sabem que álcool e direção são uma combinação imprópria, mas o que vemos pelas estradas é que bêbados continuam causando acidentes, perda, dor e morte a muitos inocentes.
Todo dia vemos notícias deste tipo na mídia, não é necessário entrar em detalhes. Inclusive até eu já presenciei cenas absurdas aqui mesmo no município, durante a Oktoberfest. Gente que nem do carro conseguia descer, ou caminhar, mas estava atrás de um volante, "guiando" um carro.
Está mais que na hora das autoridades tomarem uma postura mais ativa no combate a este tipo de delito. A lei brasileira é muito branda no assunto e, mesmo que um motorista é flagrado com sintomas de embriaguez, pode recusar-se a prestar exame.
Agora esta atitude vai reverter em consequências, até que enfim! Pois a situação anterior simplesmente deixava o contraventor impune e passava uma sensação de que poderia continuar e repetir este péssimo hábito de beber e dirigir.
Espero sinceramente que esta nova norma contribua para a diminuição dos acidentes, tirando de circulação muitos destes irresponsáveis que colocam em risco suas vidas e a de terceiros.
Mas também gostaria de ler suas opiniões, por favor, postem abaixo. Obrigado.
Abraço a todos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
APENAS QUERO SABER O QUE ACONTECERÁ A ALGUM POLÍTICO, CELEBRIDADE (NÃO NECESSARIAMENTE "ARTISTA"), SERVIDOR PÚBLICO... POIS ESTAS PESSOAS ESTÃO ACIMA DA LEI AQUI EM NOSSO PAÍS...
ResponderExcluirRealmente, é uma pena que não seguimos os exemplos de países mais desenvolvidos onde até estas "celebridades" chegam a ser presas porque tentaram subornar um guarda.
ResponderExcluirPensando bem, até é uma boa pro cara, se ele tá meio sumido da mídia, comete uma infração de trânsito que vira notícia!
Mas aqui no Brasil, apesar de não ser assim, ainda defendo a ideia de que quanto mais dura a norma, melhor.
Afinal, a quantidade de motoristas que não são celebridades que dirigem embriagadas por aí é (com certeza) maior que a quantidade de famosos.