quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Que Tal Esta Jogada?



Ok, este artigo está vinculado a “futebol” mas não é propriamente “futebol”... Mas entendam, para os americanos, de fato, isto que segue é que é futebol (vai entender!) e por isto o marcador acaba servindo. Ademais, você vai conseguir ver o vídeo apenas depois de clicar em "mais informações" aí abaixo (não me pergunte porque, tive que fazer deste jeito para funcionar). Enfim, vamos parar de explicações e ir direto ao assunto.

Inacreditável o que este quarterback fez. Atravessou praticamente toda a defesa adversária sem que ninguém percebesse o que fazia. Quando perceberam, já era tarde demais. Claro que muito provavelmente ninguém vai conseguir fazer a mesma coisa novamente, mas a atitude do jogador é algo incrivelmente louvável. Não é pra menos que o vídeo tem se destacado no mundo inteiro.

Porém, ao assistir a cena, eu tive duas reflexões. Uma positiva, de atitude que devemos tomar. Outra de alerta, de algo que não podemos deixar acontecer. Convido vocês a analisarem estes aspectos junto comigo.





Primeiro, vemos que o atleta fez o que ninguém jamais havia tentado. Foi criativo (bom, talvez seu técnico tenha sido, mas de qualquer forma, foi ele quem aplicou, então vamos lá), ousado, corajoso. São virtudes que temos que desenvolver. Coisas que devemos aprender.

Quantas vezes ficamos lutando contra alguma adversidade ou em alguma situação e quando avançamos, com todo o esforço possível que fizemos, nos damos conta que conquistamos apenas algumas jardas.

Às vezes a solução está em sermos criativos. Às vezes precisamos coragem. Para inovar, tentar algo diferente. Temos que ousar. Ousar tentar, ousar falhar!

A resposta ou a saída que procuramos pode não estar na força dos músculos, pode não ser forçar a passagem pelo meio de uma fileira de adversários. Pode ser que não precisemos arrombar uma porta para que uma oportunidade se apresente...

Já o segundo aspecto do ocorrido é uma análise do ponto de vista do time que permitiu a ação do personagem central do vídeo, o quarterback.

Muitas vezes nós nos preparamos para a oposição. E esperamos que nosso inimigo ataque de frente, se utilizando de todos clichês pelo qual é conhecido. Então nos colocamos em posição e aguardamos, prontos para resistir, mas...

Mas acontece que a astúcia do nosso adversário é muito grande, e ele maneja muito bem a arte de passar desapercebido, dissimulando, enganando, corrompendo devagarinho tudo aquilo que pretendíamos defender. E aí, quando nos damos conta, ele já ultrapassou nossa linha de defesa e o estrago está feito.

Tem um hino antigo que diz que “o Diabo usa sapatinho de algodão”. E isto é bem verdade. Poderíamos resisti-lo, mas muitas vezes deixamos de fazer isto porque não nos damos conta de como realmente ele está agindo. Relativizando nossos valores, questionando a importância de nossos princípios, pondo em dúvida a verdade.

Que estejamos atentos para que não sejamos enganados como o time que se tornou famoso mundo afora por ter dado licença a um jogador adversário, que caminhou por entre sua linha defensiva sem ser detido.

Abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário