quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Amazing Grace

 “Amazing Grace” é, na minha opinião, uma das melhores composições cristãs de todos os tempos. Primeiro, pela sua sonoridade. A princípio, pode parecer aquele canto de coral antigo, um tipo de música quase medieval ainda... Mas logo se nota que ele possui uma musicalidade fantástica. E mesmo nos tempos modernos, no meio dos louvorzões e movimento “gospel”, é um hino que se destaca.

Segundo, pela sua letra. Profunda, sincera, marcante. No clipe abaixo vocês podem ler a legenda em português, o que facilita a compreensão do que é cantado.

“Amazing” significa surpreendente, maravilhosa, espantosa. “Grace” é graça, ou seja, favor concedido sem mérito. No caso específico, a oportunidade de salvação que Deus nos proporciona sem que tenhamos feito (ou que consigamos fazer) nada para merecer.

O escritor desta canção era um arrependido ex-capitão de navio negreiro. Ele, entre todos, é que podia entender o quão surpreendente, quão maravilhosa e espantosa a graça de Deus tem se manifestado durante os séculos, na vida de tantos como ele, que experimentaram o mais profundo abismo do pecado e que alcançaram perdão apenas pela graça, pela boa-vontade de Deus em dar seu favor a nós.

E mesmo quem não andou tão longe dos caminhos de Deus, mas que com Ele têm tido comunhão, sabe o quanto a sua graça nos mantêm e sustenta. Sabe o quanto as bênçãos que recebemos não são por nosso mérito, mas apenas por seu infinito amor e misericórdia.

É a graça. A graça surpreendente, maravilhosa, espantosa. É isto que faz deste hino algo tão especial. Curtam.



Abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário