quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Deus é Fiel


Não é difícil encontrar esta frase por aí. Um dos meios mais comuns é na forma de adesivo, afixado em veículos. E esta é, importante frisar, uma sentença muito verdadeira!

Sem dúvida alguma Deus é fiel. Ele não muda, não falha, está sempre no controle, sempre deseja nosso melhor... Mesmo que nós sejamos infiéis, Ele permanece fiel, porque isto é um traço da sua natureza, de sua personalidade (conforme 2 Timóteo 2:11 a 13).

Mas particularmente, tem duas coisas que me intrigam a respeito desses adesivos...

A primeira é a grafia. Como é comum encontrar erros de português para escrever algo tão simples! O erro mais repetido me parece ser o de colocar um acento agudo em “fiel”, escrevendo “fiél”. A impressão que fica é que Deus é fiel, mas o dono do carro (ou a pessoa que fez o adesivo) foram infiéis em algumas aulas de língua portuguesa na escola...

A segunda coisa que me intriga é mais séria, é onde realmente está o “x” da questão...

Será que todos os que ostentam a verdade (dizendo que Deus é fiel) também aplicam em sua vida a contrapartida? Em outras palavras, será que somos fiéis a Ele? Pois do que adianta Ele ser fiel, se nós não o somos? Adianta alguma coisa?

Vejam bem, se somos infiéis nós negamos a eficácia e a eficiência da fidelidade divina. De nada adianta Ele ter ótimos planos para nós, se não os cumprimos. De nada adianta Ele oferecer algo, se não queremos aceitar...

Basicamente, para desfrutarmos da fidelidade de Deus e de todas as bênçãos decorrentes dela, temos que ser fiéis também. É como um casamento. Não adianta um dos cônjuges ser fiel, e o outro dar suas “escapadelas”. O relacionamento entre ambos será prejudicado, o que poderiam construir juntos jamais vai ser alcançado.

Não obstante, a constante fidelidade de Deus nos dá garantias. Uma delas é de que quando nos arrependemos Ele vai estar lá, de braços abertos, esperando a gente voltar. Esperando a gente retomar e construir um relacionamento duradouro e firme com Ele.

Outra garantia que podemos ter é de que Ele vai cumprir a Sua parte. Se Ele nos promete algo, estejamos certos... Ele vai fazer! Muito embora isto também, muitas vezes, demande de nós uma contrapartida de compromisso, disciplina e responsabilidade.

Mas o que pode nos consolar é isto: que se nos mantivermos fiéis a Deus, não vai importar o preço que vamos ter que pagar... Depois de tudo, veremos que valeu à pena. Afinal, Deus é fiel.

Abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário