sexta-feira, 27 de agosto de 2010

O Peixinho do Cristianismo



Inaugurando a série que pretendo fazer sobre adesivos de carros, eu gostaria de falar sobre este “peixinho”, o único que enfeita meu carro. Ao menos por enquanto.
Tenho notado que ultimamente meio que virou moda colocar este adesivo nos carros. Pra tudo que é lado se vê alguém com um desses. Acredito que muitos estão usando-o só porque acharam bonito, embora seu significado seja de domínio quase universal.
Este peixe é um dos símbolos mais antigos do cristianismo, mas você sabe como surgiu?

Calma, calma... Não foi na antiga babilônia como símbolo pagão não! Hoje em dia querem encontrar origens pra tudo que é símbolo ou na babilônia ou no Egito antigo... Mas este foi durante o domínio do Império Romano mesmo.
Os cristãos eram perseguidos naquela época, então tinham que ter formas de se comunicar, reconhecer e representar de modo que não fosse evidente aos seus algozes os discernir e capturar. Lógico que a cruz era um símbolo muito evidente neste caso.
O símbolo do peixe surge da palavra em grego (grego e latim na época eram os idiomas universais, tipo inglês hoje) “Ichtus”, que traduzido ao bom português, é “peixe”. Só que “Ichtus” era um acrônimo, isto é, uma junção de primeiras letras duma frase. A frase em questão era: "Iesus Christos Theou Uios Soter", que significa: "Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador”.
Outra associação muito lógica do peixe com os primeiros cristãos é que boa parte dos discípulos de Jesus eram pescadores, logo...
Já na nossa época contemporânea o peixe é utilizado mais comumente por nós, evangélicos. Isto porque o crucifixo é muito comum na Igreja Católica, e rejeitamos a imagem de Jesus crucificado e morto, apenas.
A verdade é que este símbolo, e por associação o adesivo, deveria identificar os cristãos. Sim, deveria. Mas será que é isto que acontece?
Levanto a questão, primeiro, porque muitas vezes o adesivo no carro não é coerente com a atitude do motorista. Creio que este é um argumento que não precisa ser explicado... Todos nós conhecemos o trânsito (e o motorista) brasileiro.
Segundo, porque ser cristão significa mais do que acreditar que Deus existe ou pertencer a uma denominação religiosa que professa a fé em Jesus Cristo. Para ser cristão é preciso seguir os ensinamentos de Cristo. É isto que torna alguém um discípulo. Aprender e aplicar os ensinamentos do Mestre.
Para ser cristão é preciso ser parecido com Cristo. É ter fé em Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador e deixar Ele moldar nosso caráter, para termos uma personalidade mais parecida com a dele, e de fato sermos identificados como filhos de Deus.
Quisera eu que todos que usam o símbolo fossem verdadeiros cristãos. Pra ser sincero, espero realmente que sejam. Se não agora, num futuro próximo. Que coloquem em prática os ensinos que os habilitaria a usar o adesivo em questão.

Abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário