Com certeza você já viu uma placa destas e, assim como eu, se perguntou por que, cargas d'água, a sinalização de trânsito chamada de "dê a preferência" é representado por um triângulo invertido.
Bom, eu resolvi dar uma checada na Internet, pra cá e pra lá, a fim de solucionar esta dúvida e agora compartilho o resultado com vocês.
A verdade é que infelizmente não encontrei um motivo exato, firme, concreto, absoluto e esclarecedor, mas...
Descobri que na Europa (mais especificamente na extinta Tchecoslováquia) muitas placas de advertência eram triangulares quando surgiram. Em 1938 já existia uma triangular que tinha a função desta que vemos hoje nas cores azul e branco. Na Alemanha já em 1925 existia uma placa semelhante, mas totalmente preta que era um equivalente de "parada obrigatória", parente próximo de "dê a preferência".
Mais tarde, com a adoção de alguns padrões, o triângulo passou a ser feito nas cores que vemos hoje (branco e vermelho). E assim se popularizou através de vários países.
Em alguns lugares ele também é ou foi usado com fundo amarelo e bordas pretas. Isto mostra a associação que tem com os sinais de advertência, fato que também é evidenciado em várias placas de forma triangular existentes na Europa.
Ademais, uma explicação que encontrei num site de perguntas e respostas do Yahoo, diz que o triângulo representa as duas vias que se encontram, sendo a ponta menor (que tem que ceder a preferência) a via de menor importância, e o lado maior representaria a via preferencial.
Acho válida esta afirmação, mas não consegui, sinceramente, confirmar isto em nenhuma outra fonte. Parece mesmo que a associação com o sinal de "parada obrigatória" e a origem da sinalização de tráfego se mantiveram quase intatcos neste símbolo desde os seus primórdios até agora.
Abraço a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário