segunda-feira, 11 de julho de 2011

Aqui Também Não Precisamos!


Este final de semana pude confirmar (ok, estou meio atrasado, mas queria confirmar a veracidade dos fatos primeiro) que nossa estimada Câmara Municipal está realmente intencionando aumentar o número de vereadores eleitos na nossa cidade.

Segundo as informações que tive, nosso município poderia ter até treze vereadores, mas hoje tem nove. A proposta seria aumentar este número para onze.

Mas eu pergunto: por quê? Quais seriam as motivações para aumentar os gastos públicos e adicionar novos representantes no poder legislativo municipal? Onde estão as justificadas necessidades para que se tome tal decisão?


Sinceramente, não vejo justificativas (muito menos necessidade) de tal cousa.

É só acompanhar, em algum jornal local, a lista de atividades das sessões da Câmara para ver o quanto é injustificável tal medida.

As reuniões parecem ser dedicadas a solicitações de reparos em vias públicas, limpeza de bueiros, trocas de lâmpadas, colocação de placas e outras ações que a prefeitura deve providenciar. Muitas vezes o nome de alguns vereadores nem mesmo é citado, pois o mesmo passou desapercebido na sessão (se é que esteve presente).

Eventualmente surge algo interessante. Como por exemplo a discussão de algum projeto de lei... enviado pelo executivo!

Então, será que não há vereadores suficientes para apontar ao prefeito e aos secretários onde estão as deficiências do serviço público ainda? Acredito que se for pra isto que querem aumentar o legislativo, não há justificativa que corrobore esta posição.

Afinal, a função do legislativo não deveria ser esta. Deveria ser de criar leis e fiscalizar o executivo. Mas pelo visto, para cumprir tal função já há representantes suficientes na Câmara Municipal.

O que verdadeiramente parece que se quer com esta proposta é apenas aumentar o apadrinhamento político, criar novas vagas para receber dinheiro público com o mínimo de serviço prestado pela comunidade e garantir que o caminho até a Casa seja menos árduo, aumentando as chances de reeleição para algumas pessoas que certamente estão preocupadas com seu futuro político.

Além disto, depois de um aumento de mais de 60% nos próprios salários, quem não gostaria de voltar a "legislar" uma vez por semana? Hora, é um ordenado que ninguém recusaria...

Mas é para momentos como estes que votamos em pessoas que possam realmente nos representar, que estão afinadas com o interesse geral da sociedade. Pessoas honestas e sinceras que, assim como nós, se idignam frente a estas estapafúrdias.

É exatamente por causa de situações como estas que se apresentam que não votamos em pessoas que vão pensar apenas nos seus interesses, mas defender o interesse público, o bem da sociedade. E votarão contra, rejeitarão este tipo de proposta que não tem o aval da comunidade a que pertencem.

Ou será que não? Bem, podemos ter cometido algum equívoco, afinal.

Mas certamente não cometeremos o mesmo equívoco novamente.

Abraço a todos.

ps.: Em tempo: recebi um "feedback" do vereador Antônio C. Teixeira, pedindo-me para atualizar o blog, informando que "em nosa cidade ja foi decidido em não aumentar o numero de vereadores".

É muito bom saber que, apesar do aumento salarial absurdo, ao menos neste quesito nossos representantes tiveram bom senso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário