terça-feira, 3 de maio de 2011

Luan Santana e o Hino Nacional

Eu vi. Não assisto a F-Indy, mas por acaso estava olhando a Band no momento que vi que iria ser cantado o nosso Hino Nacional.

Ora, todos sabem que nosso hino é alegre, animador, cativante. Ver um estádio repleto de pessoas cantando o mesmo em um evento esportivo é de arrepiar, não é?

Mas... bem... Pelas barbas do profeta Obadias!!!

O que foi aquilo???

O sujeito cantou a letra do hino brasileiro como se estivesse cantando o hino norte-americano! Que absurdo! Evidentemente, cantou sozinho! Quem consegue acompanhar uma execução tão ridícula e esdrúxula, que descaracteriza de tal maneira um dos nossos símbolos pátrios?



Nosso hino tem uma musicalidade que representa a alma latina, o calor, o ânimo, a expectativa por uma jornada vitoriosa. A letra complementa a harmonia exaltando as virtudes desta terra e do povo que habita neste país continental.

Atentar contra nosso hino é atentar contra nosso povo. E vice-versa. A falta de identidade que hoje temos como nação se exprime também na forma de cantar, modificiar, adulterar, descaracterizar o nosso Hino Nacional.

Infelizmente. Quando vejo cantarem o hino pátrio desta maneira fico triste. E revoltado. Sim, porque estamos querendo ser algo que não somos. Brasileiros querendo ser americanos!!! Onde já se viu? Parece argentino que acha que mora na Europa! (brincadeirinha...)

Precisam parar de "inventar" com o Hino Nacional. Vamos cantar ele do modo como é. Com sua sonoridade e musicalidade específica, típica, que enaltece nossa nação e eleva nosso espírito.

Precisamos deixar de querer ser americanos, europeus, argentinos... Sejamos brasileiros. Lutemos por nossa pátria, não com armas de guerra, mas com as armas da cultura, informação, honestidade, integridade e patriotismo.

Lutar pela nação é lutar pelo próximo que, assim como nós, é brasileiro e faz parte do mesmo povo que a gente. Pensem nisso.

Abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário