sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Emails Falsos


Ainda dá pra acreditar em algo que se vê na Internet, ou que se recebe por email?

Penso que toda notícia que entra na nossa caixa de correio eletrônico deve, no mínimo, despertar nossa desconfiança.

Hoje em dia não faltam aproveitadores que fazem uso dos meios mais escusos para conseguir disseminar seu spam. São notícias bombásticas, casos de doenças bizarras, surpreendentes achados arqueológicos, novas descobertas científicas, promessas de gratificação para quem reencaminhar o email, promoções relâmpago, avisos de cobrança, novas leis que estão no Congresso, e muito mais.

Até evocam nosso lado sentimental, prometendo mundos e fundos para tratar uma pobre criança que precisa dum tratamento especial.

O que todas estas mensagens têm em comum?


Simples. Elas pedem para serem encaminhadas para todos os contatos que temos na nossa lista de endereços.

Algumas pessoas, seja por ignorância ou por má-intenção mesmo, espelham estes boatos. Logo alguém desavisado acredita e repassa, fazendo com que o plano do spammer seja cumprido.

Particularmente, todo email que vem pra mim, pedindo para ser reenviado para outros contatos, eu deleto. Mesmo que seja aqueles com motivação religiosa, que tentam fazer a gente se sentir culpado se não mandar adiante.

Outra coisa em comum é que os assuntos em questão nunca estão na mídia. Puxa, geralmente seriam assunto em tudo que é telejornal. Mas não vemos nada em outro meio, que não seja no nosso email ou em algum site duvidoso da web.

E por quê? Porque obviamente não é verdade. Mas no corpo da mensagem sempre diz que a grande mídia não está divulgando por este ou aquele interesse escuso. Ah, sim... sempre há uma “conspiração” por trás.

Mas o que realmente me surpreende é a quantidade de gente que ainda acredita nestas coisas. Basta ler uma notícia no corpo duma mensagem eletrônica ou postada em alguma página da Internet para acreditar! Ora, faça-me o favor!

Onde está o senso crítico? O bom senso?

Hoje posso simplesmente jogar uma informação falsa (e acredite, a Internet está cheia delas) a respeito de alguém na rede mundial que logo aquilo é tido como verdadeiro. Isto acontece porque nunca se verificam as fontes. Também, verificar fontes como se na web nada se cria, tudo se copia?

Só que não sejamos nós que estejamos copiando, reenviando, promovendo a circulação de tantos absurdos. Tenhamos o senso crítico de avaliar se a informação que recebemos por email, ou publicada em algum site realmente faz sentido. No mínimo!

Para finalizar, quero deixar a URL abaixo. É algo útil quando se quer verificar a autenticidade de uma história que recebemos por email. Muitos dos mitos do mundo virtual estão bem analisados lá: acesse http://www.quatrocantos.com/

Abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário