quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Trailer Oficial do Lanterna Verde



Então, finalmente saiu o primeiro trailer do tão aguardado filme deste personagem de quadrinhos. Lanterna Verde está sendo rodado em Nova Orleans, com lançamento previsto para 17 de junho de 2011 e conta a origem de um dos maiores super-heróis do universo DC.

Apesar de muitos fãs aguardarem há anos por este filme, a escolha do ator principal já rendeu muitas críticas. Além do que a Warner não vem acertando a mão nos filmes dos heróis mais queridos da editora DC Comics, o que tem deixado muita gente (como eu) descontente e apreensivo quanto ao lançamento, que pode acabar se tornando uma das maiores frustrações para todos aqueles que gostam do personagem.

Bom, o trailer promete. Mas críticas à parte, vocês sabem que eu gosto de analisar o personagem em si, então vamos dar uma olhada mais de perto no LV?
 

É verdade que nos quadrinhos existiram (e existem simultaneamente) vários Lanternas Verdes. E um dos aspectos disto possivelmente vou analisar quando eu for falar do filme, que com certeza vou assistir assim que estiver nas locadoras.

Mas o que quero abordar agora é o poder do personagem. O Lanterna Verde pode criar virtualmente qualquer coisa que imaginar, a partir da energia canalizada de uma bateria central, através do seu anel.

Não seria ótimo possuir este dom? Poder construir ou fazer o que quiser, trazendo a nossa imaginação abstrata à realidade concreta? Quem não desejaria ter um anel que tornasse isto possível?

Mas, bem... O anel também não é mágico. Ele precisa de algo para funcionar. E aí é que está. A energia que o anel canaliza é a força de vontade. Então, para criar algo o Lanterna Verde não pode só desejar muito que aquilo apareça, ou ter esperança de que algo aconteça... É preciso que aja, de fato, utilizando toda sua força de vontade.

Ora, aí já complicou a coisa. Não adianta ter o anel e não ter força de vontade para executar a tarefa, para cumprir com a responsabilidade, para criar e para fazer acontecer.

Todos temos sonhos, todos temos ambições, imaginamos as coisas. Mas só ficar neste abstrato não resolve nossos problemas. Apenas ter esperança não faz com que as coisas mudem. Mas quando colocamos nossa vontade em ação, aí algo positivo pode acontecer.

Não alcançamos, não realizamos, nada sem usar nossa força de vontade. Acho que este personagem é tão especial porque tipifica esta necessidade de todo ser humano. No fundo, todos podemos transformar nossa imaginação em algo concreto, desde que utilizemos nossa vontade e venhamos a agir no sentido de realizar nossos sonhos e projetos.

Com certeza você já ouviu a frase “querer é poder”. Bem, se formos determinados, certamente tornaremos esta sentença verdadeira.

E ainda há outra metáfora muito interessante em relação a este personagem. Não sei se no filme vão abordar isto, mas em suas origens, a fraqueza do poder do Lanterna Verde era a cor amarela. Por que esta cor está associada ao medo.

 “Amarelou” significa algo pra você? Pois é. Muitas vezes é o medo que nos paralisa, tira nossa iniciativa, inibe nossa vontade. Mas assim como o personagem dos quadrinhos, creio que temos que aprender a dominar o medo, superá-lo, vencê-lo, para que, no dia mais claro, ou na noite mais densa, possamos seguir em frente, realizando e conquistando tudo aquilo que Deus colocar no nosso coração para fazer.

Abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário