terça-feira, 23 de novembro de 2010

A Paranoia Illuminati


Uma série de vídeos, que têm a pretensão de denunciar uma trama de nível global engendrada por um suposto grupo chamado de Illuminati, tem se tornado muito popular entre os evangélicos recentemente. Eu também assisti a uma cópia de um DVD contendo vários destes pseudodocumentários, originalmente publicados no Youtube por um grupo chamado “Verdade Oculta”.

A verdade (não oculta) é que estes vídeos têm causado uma paranoia, deixando muita gente preocupada e até apavorada, e não apenas no meio evangélico. Muitas das afirmações ali feitas são fortes. O cenário descrito é assustador. O plano denunciado é monstruoso, tanto no sentido de ser muito grande (de alcance mundial), como no sentido de ser terrível (satânico mesmo).

Mas será que vale à pena todo este reboliço?

O grande problema é que as apresentações misturam fatos reais com inverdades, suposições e teorias conspiratórias (até das mais absurdas). E o pior: excluem Deus da equação.

Quero apenas levantar alguns pontos para debate. Afinal, não me julgo perito em alguma área das abordadas nos vídeos, mas acredito que sei usar um pouco o senso crítico.


Bem, a princípio, eles afirmam que existe um grupo, chamado de Illuminatis, que controlam a maior parte das finanças mundiais. Que são uma sociedade secretíssima, composta por umas poucas famílias, detentoras das maiores corporações do mundo.

É fato que já houve uma sociedade secreta conhecida como Illumiati, que foi fundada na Baviera (como é dito no vídeo), mas esta sociedade não existe mais e há várias outros grupos que se julgam como continuação deste movimento, mas nenhum deles com ligação direta com a instituição original.

Dois grandes absurdos partem daí. Um é colocar tanta renda na mão de tão poucas pessoas. Não existe lógica alguma em acreditar que existe uma disparidade tão grande entre a “ponta da pirâmide” e o resto da humanidade. É simplesmente inviável que a concentração de renda seja da forma que eles afirmam, pois se fosse, não seria necessário plano algum. Eles de fato dominariam economicamente cada pessoa na face da terra.

O segundo absurdo é afirmar que este mesmo grupo vem manipulando a História desde os tempos da Babilônia, Egito, Roma, até chegar aos Estados Unidos, que seria um país totalmente construído pelos Illuminati. Ora, basta um pouco de conhecimento de História para ver que os argumentos não se sustentam. Há até um erro grotesco de cronologia nas afirmações dos supostos denunciantes.

Mas o cúmulo do vídeo é o momento em que o apresentador diz que a língua inglesa foi criada pelos Illuminati, e que por isto “God” (que significa Deus) é o inverso de “dog” (que significa cachorro ou cão, lembrando que “cão” em português é utilizado como sinônimo de “Diabo”), e que isto seria uma forma de blasfêmia contra Deus.

Ora, me desculpem vocês, leitores. Mas eu chego a me indignar com alguém que consiga acreditar em um absurdo como este! Como pode um grupo ter “inventado” uma língua? Qualquer língua que existe no mundo hoje é o resultado de anos de adaptação, evolução, miscigenação entre povos. Não houve uma linguagem inventada por um grupo secreto! Se hoje existem tantas línguas, é porque foi Deus quem inventou elas, conforme relato de Gênesis 11.

E que coisa mais esdrúxula esta estória de “dog” e “God”. Cada palavra tem uma história por trás de si (isto se chama “etimologia”), para ter chegado à forma que é atualmente. Então ler elas de trás pra frente para achar “verdades ocultas” é perda de tempo. Ademais, desde quando “cão” em inglês tem a mesma conotação que em português? Só um pouco de conhecimento da língua bretã já resolve o caso.

Mas continuando. Os vídeos passam por muitas teorias, afirmando estas como verdadeiras. Os atentados de 11 de Setembro estão entre eles. Não posso negar que no caso do Pentágono algo há de errado, mas eles utilizam esta suspeita generalizada para catapultar-se a outro nível, afirmando que o homem nunca foi à Lua.

Ora, todos têm o direito de serem céticos quanto a alguma coisa. Mesmo a isto. Mas as “evidências” apresentadas são, no mínimo, duvidosas. Eles levantam a questão das sombras, esquecendo que no momento da foto havia mais de uma fonte de luz. Há a questão da bandeira que tremula, e não levam em conta que esta provavelmente balançou por conta da força da inércia do astronauta que a manejava, e como não havia ar para fazê-la parar de tremular, esta continuou balançando.

Há ainda outras questões, todas já há muito respondidas e solucionadas, mas eles preferem continuar chovendo no molhado e acreditarem em supostos vídeos que comprovariam a fraude da viagem à Lua. Mas olhe para estes vídeos. Muito provavelmente você ou eu podemos fazer algo assim em casa e aí postar na Internet como sendo um “vídeo recém-descoberto nos porões da Nasa!”

É melhor acreditarmos no duvidoso do que no amplamente documentado apenas quando isto convém aos nossos interesses. Creio que este é o erro deles. Além disto, pense comigo. Na época da corrida espacial, a União Soviética tinha tanto interesse de chegar à Lua antes dos americanos do que vice-versa. Se houvesse uma fraude, não seriam os soviéticos os primeiros a levantar suspeitas? Então por que nunca, jamais, levantaram uma dúvida em relação à excepcional conquista americana?

Um outro ponto a ser analisado é quando começam a encontrar traços de parentesco entre os supostos membros da grande família (sociedade) Illuminati. Chegam a cair no ridículo de encontrar ligações entre Obama (atual presidente americano), Pocahontas e Drácula. Ora, me parece que se tivessem se aprofundado um pouco mais, teriam descoberto também Tony Stark, Pateta e (aqui do Brasil) Saci-Pererê! 

Que sociedade "secreta" é esta que está em toda parte, que qualquer pessoa que aparece na mídia (mesmo que seja pastor evangélico) já é integrante? Como pode se afirmar que uma pessoa pertence a um grupo sem ter provas ou evidências de que isto seja verdade? E mesmo assim ainda tem muita gente que acredita!

Podemos ver por aí que a questão destes vídeos não é algo tão técnico quanto parece. É uma questão de lógica. Não faz sentido metade (para não dizer quase a totalidade) dos argumentos apresentados. O grande perigo desta “verdade” é a mistura. Mistura do que é falso com verdadeiro, buscando assim dar credibilidade às informações apresentados. E não é justamente com esta mistura (alguém lembra da parábola do joio e do trigo?) que a Igreja deve se preocupar?

Ora, é verdade que existe o Clube Bilderberg. É notório que existe um movimento mundial, orquestrado pelo Inimigo para que o Anticristo chegue à liderança mundial. É fato também que nenhum ser humano conseguirá se opor a este plano satânico de poder político, religioso, econômico e militar. Está na Bíblia que isto vai acontecer, que vai ser assim, não há novidade nenhuma nisto. Talvez a única novidade seja que o cenário está praticamente pronto para que todos eventos por vir aconteçam de fato.

Só que isto não deve tirar o foco da Igreja. Não deve tirar dela a essência do que faz e deve fazer. E com certeza uma das coisas que não deve fazer é ficar se assustando com estas coisas, mas sim, renovar suas esperanças porque o tempo está próximo.

Claro que isto não significa que vamos colaborar com os planos diabólicos e maquiavélicos dos supostos Illuminati de modo algum, pelo contrário. Mas aí é que mora o grande perigo deste vídeo. Ele passa a nítida impressão de que todos, inclusive a Igreja, são peões neste jogo. Mas isto não é verdade.

Não é verdade porque com isto eles estão, como eu disse antes, excluindo Deus da equação. O homem e o Diabo podem fazer os planos que quiser. Mas se Deus não permite, não vai acontecer. E ainda que Ele permita, sabemos que somos dEle, e não somos peões na mão de ninguém. E, se somos dEle, temos a esperança de que fala Lucas 21:28.

Por isto, acredito que esta paranoia mais tem servido para confundir e atrapalhar a Igreja e sua missão do que contribuído ou edificado com algo. Deixemos de lado todo este sensacionalismo e nos voltemos ao que realmente interessa. A boa obra à qual fomos chamados e a vida vivida na vontade do Senhor. Assim, não importa se o fim será hoje, amanhã ou daqui a mil anos. Estaremos prontos.

Abraço a todos.

2 comentários:

  1. Luiz,o mundo hoje esta cheio de informações pra distrair as pessoas daquilo que é verdadeiro e que se encontra na Biblia,e infelismente as mentiras sempre acabam chamando mais atenção do que a simplicidade das verdades deixadas na Biblia...
    eu particularmente pesquiso muito a Biblia ,e não deixo que outras informações ofusquem o brilho da verdade..
    Luiz otimo blog,vou seguir...
    Abraços...
    Sol

    ResponderExcluir
  2. Solange, muito obrigado pelo seu comentário! Fico lisonjeado. =)

    ResponderExcluir